A vida de um produtor de soja é uma jornada que se inicia com a esperança. Enquanto preparam o solo, semeiam as sementes e observam as mudanças climáticas, eles abraçam o otimismo como uma ferramenta indispensável em sua caixa de recursos.

No entanto, não se pode ignorar os obstáculos que os agricultores de soja enfrentam, como a volatilidade dos preços, as incertezas climáticas e as questões de mercado. Mesmo diante dessas adversidades, a esperança é um escudo que os protege.

Ouvimos três vereadores atuantes na área rural e também plantadores de soja:

Vereador Donozete da Santa Luzia relatou que:

“Nunca vi um início de setembro tão seco quanto este. A cada dia que atrasa no plantio hoje são seis dias a mais para colher, e se atrasarmos muito para plantar vai ficar tarde para fazer o plantio da safrinha também. Mas quando as coisas não vão bem, é a fé que nos faz buscar soluções criativas e nos impede de desistir”.

Na Avaliação do Vereador Ronaldo Neves diz que:

“O tempo está correndo dentro da normalidade aja visto que no ano passado a média de plantio seguiu o mesmo cronograma, mas ainda existe uma preocupação em relação as altas temperaturas e chuvas espaças passa, mas tudo correndo dentro da normalidade, sem situação de desespero, pois alguns produtores já plantaram e outros ainda estão plantando”.

Conversamos com Ismael da Taquarussu, um agricultor com décadas de experiência, que expressou seu otimismo em relação à safra deste ano:

“A agricultura sempre foi um setor de altos e baixos, mas não podemos deixar que os desafios nos impeçam de fazer o que amamos. Acreditamos na tecnologia e na ciência, e confiamos principalmente em Deus, e estamos constantemente procurando maneiras de melhorar nossas práticas.”

Em última análise, a confiança do produtor de soja é um testemunho da resiliência humana diante dos desafios. Eles enfrentam as incertezas do clima, os altos e baixos do mercado e os longos dias de trabalho com um sorriso no rosto e a crença firme de que o futuro será melhor. São esses agricultores que, com sua esperança inabalável, continuam a alimentar o mundo e a inspirar todos nós a enfrentar nossos próprios desafios com otimismo e determinação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous post Recapeamento asfáltico de Eldorado a Amambai (MS-295) é solicitado por Renato Câmara ao Governo do Estado
Next post Repercute positivamente a Sessão Solene de homenagens aos Desbravadores e Aventureiros