No próximo dia 11 de julho, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Deputado Renato Câmara, o Sindicato Rural de Dourados, Abramilho, Aegran, GPP, AEAMS e Embrapa, realizará a audiência pública “A importância da eliminação do milho guaxo na produção agrícola em MS”. O evento ocorrerá no Plenarinho Nelito Câmara, nas dependências da Assembleia Legislativa, a partir das 13h30.

Com o objetivo de discutir estratégias de prevenção e combate aos enfezamentos da cultura do milho, bem como a importância da eliminação do milho guaxo (erva daninha) na produção agrícola do estado, a audiência contará com a participação de especialistas, produtores rurais, representantes de entidades do setor agrícola, estudantes e demais interessados no assunto.

Durante o evento, renomados especialistas proferirão palestras, abordando questões cruciais para a cultura do milho, como o manejo da cigarrinha do milho e do complexo de enfezamento, as boas práticas para o manejo da cigarrinha no milho de segunda safra e o programa de enfrentamento do complexo de viroses e enfezamentos no milho em Mato Grosso do Sul.

A mesa redonda proporcionará a oportunidade de questionamentos e debates sobre o tema, com a participação do Deputado Renato Câmara, do Presidente do Sindicato Rural de Dourados, Angelo Cesar Ajala Ximenes, do agrônomo Paulo Garollo, representante da Abramilho e da Bayer Crop Science, do pesquisador de fitotecnia do milho da Fundação MS, Andre Luis Faleiros Lourenção, e do pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Crébio José Ávila.

A importância da eliminação do milho guaxo na produção agrícola em Mato Grosso do Sul se justifica pelos sérios prejuízos causados pelos enfezamentos da cultura do milho, que afetam a produtividade e a qualidade dos grãos. A presença do milho guaxo nas lavouras representa um risco à sustentabilidade agrícola, devido às suas características indesejáveis, tais como menor produtividade, maior suscetibilidade a doenças e pragas, e menor valor comercial.

“Através dessa audiência pública, busca-se informar, debater e conscientizar a sociedade sobre a importância da erradicação do milho guaxo, além de estimular a adoção de práticas sustentáveis e tecnologias modernas na agricultura, visando garantir a qualidade e produtividade das lavouras de milho”, afirmou o deputado Renato Câmara.

O evento é direcionado a produtores rurais, técnicos agrícolas, representantes de entidades ligadas à agricultura, pesquisadores, professores universitários na área de agronomia, estudantes e demais interessados na temática.

Confira a programação completa:

Programação: 13h30 – Mesa das autoridades 14h20 – “Manejo da Cigarrinha do Milho e do Complexo de Enfezamento” – Paulo Garollo – Agrônomo especialista para a cultura do milho; atualmente na Bayer CROP Science e membro do Grupo Técnico de Especialistas para Cigarrinha do Milho e Complexo Enfezamento na Crop Life Brasil, representando a Abramilho. 14h50 – Programa de Enfrentamento do Complexo de Viroses e Enfezamentos no Milho em Mato Grosso do Sul – Andre Luis Faleiros Lourenção – Pesquisador de Fitotecnia do milho da Fundação MS.

15h10 – “Boas práticas para o manejo da cigarrinha no milho de segunda safra”- Crébio José Ávila – Pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste 15h25- Mesa Redonda / Perguntas – Mediação Governo do Estado Mediador: Representante do Governo do Estado – Semadesc Renato Câmara – deputado propositor da audiência Angelo Cesar Ajala Ximenes – Presidente do Sindicato Rural de Dourados, realizador do evento Paulo Garollo – Agrônomo especialista para a cultura do milho; representante da Abramilho e da Bayer CROP Science Andre Luis Faleiros Lourenção – Pesquisador de Fitotecnia do milho da Fundação MS. Crébio José Ávila – Pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous post Renato Câmara reivindica internet para Superintendências Regionais do INCRA.
Next post ALEMS: Frente Parlamentar de Recursos Hídricos empossa membros e já planeja ações.