Indicação de autoria do vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado estadual Renato Câmara (MDB), aponta a premente necessidade da reforma parcial das instalações da Coordenadoria Regional de Educação, localizada no município de Aquidauana.

 

“Apresentei ao governador do Estado Eduardo Riedel e ao secretário de Estado de Educação Hélio Queiroz Daher, a solicitação desta reforma. A estrutura predial apresenta sinais claros de desgaste pelo tempo, tornando iminente a necessidade de intervenções de manutenção e reparo. Esta reivindicação contempla o pleito que recebemos do vereador Sargento Cruz, que nos foi encaminhado pela Câmara Municipal de Aquidauana através do Ofício nº 030/2023 e representa o anseio dos servidores que atuam naquele escritório Regional de Educação da SES”, justifica Renato Câmara.

 

A mencionada Coordenadoria está atualmente alocada nas instalações da antiga Escola Estadual Laudelino Barcelos, uma edificação de valor histórico e com mais de cem anos de existência. A despeito de seu valor cultural e educacional para a cidade, o local carece deste zelo, inicialmente por ser local público e, sobretudo, por ser ambiente frequentado diariamente pela comunidade estudantil e ambiente de trabalho de servidores da Educação.

 

De acordo com a sugestão do deputado Renato, os serviços essenciais para a preservação e funcionalidade do edifício incluem a realização de serviços de pintura que preservem e valorizem a fachada original, com o intuito de manter o caráter histórico da edificação. Há também a urgente necessidade de revisão e reparo da instalação elétrica, a fim de garantir a segurança dos funcionários, visitantes e dos documentos ali armazenados. Adicionalmente, são necessários serviços hidráulicos para sanar possíveis vazamentos e otimizar o fornecimento e escoamento de água. Não menos importante, os reparos no telhado são fundamentais para prevenir infiltrações e danos à estrutura e aos interiores do prédio, e, por fim, a recuperação ou substituição do forro das instalações é essencial para garantir o conforto térmico e acústico adequados.

 

“É fundamental salientar que, além de atender à necessidade básica de conservação de um imóvel de uso público, a reforma proposta busca honrar e preservar a memória educacional e histórica de Aquidauana, representada emblematicamente pelo edifício em questão. Assim, considerando a importância da Coordenadoria Regional de Educação para a cidade e a relevância histórica e cultural do imóvel, se faz necessária a referida reforma”, destacou Renato Câmara em sua intervenção parlamentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous post Parques turísticos e ambientais de Dourados precisam de urgente revitalização, defende deputado Renato Câmara
Next post Renato Câmara destaca compromisso da nova Frente Parlamentar de Apoio aos ACSs e ACEs